Auxílio no Benefícios de Prestação Continuada
Benefícios de Prestação Continuada ou BPC, previsto na Lei Orgânica da Assistência Social – LOAS é uma garantia de salário mínimo mensal para idosos com 65 anos ou mais ou pessoas com deficiência de qualquer idade. Para as pessoas com deficiência, a condição deve ser capaz de causar deficiência física, mental, intelectual ou sensorial de longo prazo (afetando por pelo menos 2 anos), que as impeça de participar plena e efetivamente da sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas.
Vale lembrar que BPC não é aposentadoria. Você não precisa contribuir com o INSS para obtê-lo. Diferentemente dos benefícios previdenciários, o BPC não paga 13º salário, nem deixa benefício por morte.
Para obter o BPC, a renda per capita de um grupo domiciliar deve ser igual ou inferior a 1/4 do salário mínimo.
Além de auferir renda de acordo com os requisitos estabelecidos, as pessoas com deficiência passam por avaliações médicas e sociais no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
Os beneficiários do BPC e seus familiares devem estar cadastrados no Cadastro Único. Isso deve ser feito até mesmo antes de solicitar os benefícios. Sem isso, ele não pode acessar o BPC.
Auxílio na entrada no Benefícios de Prestação Continuada
Se você precisa dar entrada no Benefícios de Prestação Continuada e precisa de ajuda, entre em contato com a LDR Aposentadoria por telefone ou WhatsApp e solicite informações sobre como podemos ajudar você.